sábado, 28 de agosto de 2010

O Apelo da Masculinidade

Consta que os valores da masculinidade estão em alta. Após anos de contenção, reemergem os “instintos viris” e o tribalismo masculino. Nestes sete anúncios, o homem surge dividido entre a mulher, o grupo de amigos e os vícios de eleição, nomeadamente a cerveja e o futebol... São rivais que justificam que, em determinados momentos, a mulher possa ser preterida, enganada e esquecida.

 No anúncio "Mobile Phone Call", da cerveja Salta, sobressaem várias coisas: 1) o canto da cerveja suplanta o canto da sereia; 2) quanto mais feia é a mulher, mais se parece com um homem; 3) em suma, abusando do silogismo,  um homem é uma mulher feia que bebe cerveja!
1. E a bela se fez feio
Salta: Mobile Phone Call. Ag. Kepel & Mata; 
Dir. Pablo Fusco. Argentina, 2010.

Para se esconder ou se afastar da mulher, o homem não olha a meios. Encolhe-se como uma tartaruga ou desmembra-se como um autómato desarticulado. Literalmente, perde a cabeça e a integridade, como nestes dois anúncios da cerveja Carlton.
2. A tartaruga e a avestruz
Carlton: Tortoise. Ag. Clemenger BBDO, Melbourne; 
Dir. Simon McQuoid. Australia. Ag. 2010.

3. Vai-se o anel, vão-se os dedos

Carlton: Lizard. Ag. Clemenger BBDO, Melbourne; 
Dir. Simon McQuoid. Australia. Ag. 2010.




Eis uma das vertentes do tal “instinto natural”!
4. Reflexos de género
Jim Beam: Girls trump all. Ag. Energy BBDO, Chicago; 
Dir. Zach Math. USA, Out. 2009

O próximo anúncio, Tattoo, da Amstel, apresenta-nos uma tatuagem muito versátil...
5. A tatuagem polissémica
Amstel: Tattoo. Ag. Doom&Dickson (Amsterdam). 
Dir. Bart Timmer. Holanda, 2010..

Quando o coração fica redondo, o tratamento mais indicado é a quarentena, com muita relva e cervejal.
6. Suspender a vida
Sol: Pidele un tiempo. Ag. DDB Argentina; 
Dir. Pablo Batlle & Hernan Jauregu. México, 2010

O homem no seu melhor: Quando se esforça, nunca esquece o essencial.
7. O golo do dia de casamento
(Tecate: Anniversary. Ag. Olabuenaga Chimistri; Dir. Carlos Sama. Argentina, 2010)


Sobre o ressurgimento da masculinidade na publicidade, pode-se consultar a emissão do programa de televisão Culture Pub, do dia 12 de Julho de 2010, consagrado aos "machos": http://www.culturepub.fr/emissions/emission-2010-07-12.
 


Sem comentários: